Registro de Patentes tem alta no Brasil, mas não são de brasileiros

Registro de Patentes tem alta no Brasil, mas não são de brasileiros

Países estrangeiros lideram o registro de patentes no Brasil e especialistas alertam que isso pode ter consequências a longo prazo para o país.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de patentes em todo o território nacional, divulgou recentemente os dados de solicitação para título de propriedade.

No relatório podemos comprovar o domínio dos registros de países estrangeiros, com liderança dos Estados Unidos. Especialistas afirmam que essa disparidade pode ter impacto negativo na economia do nosso país.

 

Registro de patentes no Brasil

Em 2021, o Brasil teve 26.921 solicitações para patente, mas apenas 19% desse total foram de companhias ou cidadãos brasileiros. 

Já os dados de janeiro e fevereiro de 2022, mostram que apenas 17% dos 3.833 pedidos para título de propriedade no país partiram do Brasil.

Outorgado pelo Estado, a patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade garantido aos autores, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Elas têm o objetivo de impedir que terceiros possam reproduzir, vender ou importar a produção sem consentimento do autor.

Patentes de Invenção (PI), que se referem a um novo produto ou processo, e Patentes de Modelo de Utilidade (MU), que se referem às melhorias no uso ou na sua fabricação de objetos.

Registros de patentes é uma das métricas utilizadas para medir os índices de desenvolvimento econômico e inovação entre países. 

Para realizar uma busca de patentes no Brasil é simples, basta realizar a pesquisa gratuitamente através do site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

     

Para saber como a Profitto Gestão de Negócios pode te ajudar com o Registro de Marca e Patente, entre em contato agora mesmo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra o chat
Precisa de ajuda?
Olá! 😉
Como podemos te ajudar?