Conheça 5 tendências em recursos humanos, segundo a Mercer

Conheça 5 tendências em recursos humanos, segundo a Mercer

A empresa Mercer, importante consultoria de RH a nível global, divulgou os dados da sua pesquisa sobre tendências em recursos humanos e como os colaboradores enxergam as estratégias do mercado de trabalho.

A pesquisa ouviu 11 mil pessoas, entre executivos, líderes de RH e funcionários, e comprovou a flexibilidade como ponto forte nas empresas de sucesso.

Temas como diversidade e bem-estar, ganharam destaque nos resultados. Veja abaixo as 5 principais e globais tendências em recursos humanos para um ambiente empresarial mais flexível:

Reputação da empresa

Segunda a pesquisa, a reputação da empresa vem logo depois da segurança do emprego para os colaboradores. E quando falamos de reputação, não estamos falando sobre reconhecimento do grande público, mas sim sobre organizações que são fiéis aos seus valores.

Trabalhadores escolhem e querem trabalhar para empresas que refletem seus valores pessoais, desde o modelo de negócios até uma possível agenda de sustentabilidade.

Parceria e construção de confiança

Seguindo a tendência de uma liderança horizontal, os funcionários querem trabalhar como parceiros da empresa, escolhendo uma relação de parceria ao invés de “controle”.

Organizações flexíveis vêm trabalhando na construção de uma cultura de confiança ao evoluir seu modelo de trabalho.

Foco no bem-estar do colaborador

Cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores passou a ser uma estratégia fundamental para os negócios, otimizando os investimentos para gerar pessoas mais engajadas.

Foco no bem-estar físico, mental e emocional é essencial para a sustentabilidade das pessoas.

O estudo ainda apontou que 81% dos colaboradores se sentem em risco de “burnout”, principalmente pela carga de trabalho e por não se sentirem recompensados o suficiente por seus esforços.

Recapacitação de trabalhadores

Requalificar a força de trabalho é um diferencial muito importante para os colaboradores. Ter uma agenda de capacitação na organização garante que os funcionários estejam atualizados frente às transformações sociais, uma estratégia para o futuro da empresa.

De acordo com especialistas, modelos baseados em competências permitem que trabalhadores sejam melhor posicionados nas organizações.

Ainda segundo líderes de RH, oferecer oportunidades para que os colaboradores exerçam suas competências é a melhor escolha para driblar o medo de que esses talentos deixem a empresa.

Energia coletiva dos colaboradores

Durante o estudo, uma pergunta que chamou a atenção foi referente a fadiga dos trabalhadores, 63% respondeu não se sentirem energizados; este dado foi o resultado mais baixo entre os setes anos de estudo.

Uma forma que os especialistas apontaram para reverter essa situação é um maior equilíbrio entre o trabalho e a família, hobbies, saúde e até aprendizado.

O desafio que fica a cargo das empresas é utilizar a tecnologia para estimular os trabalhadores e construir um modelo mais flexível e harmonioso.

Como a Profitto pode te ajudar?

Quer ter uma estratégia de sucesso para a sua empresa? A Profitto te ajuda!

Oferecemos suporte em todos os níveis de gestão para você focar em fechar os melhores negócios.

A Profitto utiliza métodos modernos e ágeis para o crescimento do seu negócio, entre em contato agora mesmo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra o chat
Precisa de ajuda?
Olá! 😉
Como podemos te ajudar?