Guia completo sobre Gestão de Negócios

Guia completo sobre Gestão de Negócios

A boa Gestão de Negócios proporciona a geração de lucros e o crescimento de uma empresa. Uma empresa que não prioriza uma gestão de qualidade irá encarar dezenas de obstáculos para ter sucesso.

Muitos empreendedores acabam aprendendo isso da maneira mais difícil: errando, perdendo dinheiro e fechando seus negócios.

Para evitar esse problema e ajudar você com o crescimento da sua empresa, a Profitto desenvolveu esse guia com as principais informações sobre como realizar uma boa gestão empresarial.

Veja abaixo nossas dicas e depois nos conte o que achou!

O que é Gestão de Negócios?

Gestão de Negócios é o conjunto de atividades e conhecimentos para realizar a administração de uma empresa da melhor forma, garantindo que a mesma tenha sucesso.

O uso de ferramentas e desenvolvimento de habilidades são muito importantes para exercer uma excelente gestão empresarial e o desenvolvimento do negócio.

Estas atividades podem ser realizadas por uma pessoa ou por um grupo responsável por executar uma série de ações.

O profissional responsável pela gestão deve organizar, planejar, analisar e orientar seus colaboradores. A organização e o diagnóstico dos setores são essenciais para você identificar boas oportunidades.

Somente com um negócio organizado, um planejamento bem desenhado, funcionários alinhados com a meta da empresa e análises recorrentes sobre o mercado é possível ter um negócio bem sucedido!

Caso você não tenha tempo ou as habilidades necessárias, você pode pensar em contratar um profissional para assumir esse cargo. 

Neste caso, fique de olho em um candidato com as seguintes habilidades:

  • Grande capacidade de liderança;
  • Clara comunicação;
  • Ser visionário;
  • Ser organizado com processos e tarefas;
  • Ter criatividade;
  • Capacidade de tomar decisões ágeis.

O mais importante é que essa pessoa esteja bem alinhada com os seus objetivos e mantenha o foco em administrar os recursos da empresa, sejam financeiros ou humanos, da melhor forma.

Vale lembrar também que, mesmo quando a empresa utiliza serviços terceirados para setores internos, é essencial ter uma pessoa responsável para juntar as informações e analisar os dados, além de realizar a prospecção de novas oportunidades baseado nessas informações.

A gestão pode incluir setores como atendimento ao cliente, relacionamento com funcionários e fornecedores, marketing e comunicação, entrada e saída de recursos, entre outros.

Qual a importância de fazer uma boa gestão de negócios?

O ponto principal de realizar uma boa gestão empresarial é criar oportunidades para fazer a empresa gerar lucro e se desenvolver de forma plena e saudável. Entretanto, essa não é a única vantagem!

Uma gestão desqualificada, bem como a falta dela, pode fazer com que o empresário perca grandes oportunidades ou faça investimentos ruins, levando até mesmo ao fechamento do negócio.

Desenhar uma boa gestão administrativa te ajudará a evitar grandes problemas, como descontrole financeiro, atrasar pagamentos, negativações, bloqueio de documentos, perda de dinheiro, declínio de credibilidade da marca com clientes e colaboradores, entre outros.

Muitos negócios já nascem fadados ao fracasso por falta de conhecimento em como fazer a gestão administrativa. Ter um profissional com foco nesse processo é uma garantia para o crescimento sustentável da empresa ao longo do tempo.

Existem diferentes nichos de gestão?

A Gestão de Negócios é um grande guarda chuva que junta variadas atividades administrativas. Entretanto, dentro desse conjunto podemos encontrar nichos específicos de gestão, como por exemplo:

Gestão de pessoas

Seus colaboradores são fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio, por isso, cuidar bem das pessoas que trabalham com você é uma das missões de um bom gestor.

Essa atividade envolve habilidades de liderança, empatia e a capacidade de engajar os funcionários. Desenvolver e humanizar a interação com seus colaboradores fará com que eles trabalhem melhor e a entrega do seu serviço ou produto tenha o máximo de qualidade.

Fortificar o setor de RH e dar embasamento para que ele se torne mais eficiente é uma dar formas de realizar esta gestão.

Gestão financeira

Para ter sucesso é necessário ter um bom controle financeiro. Conhecer como seu caixa funciona, os períodos de maior e menor entrada de dinheiro, além de se manter atualizado sobre o gasto do dinheiro da empresa, é essencial.

Para uma gestão financeira eficaz é preciso que o setor gere dados e informações precisas para que o responsável tome decisões embasadas e certeiras para o crescimento da empresa.

Esta ação faz a diferença entre o prejuízo e o lucro da empresa.

Gestão contábil e fiscal

Um fato curioso sobre a Gestão Contábil e Fiscal é que esta é a atividade mais terceirizada entre as outras gestões. Porém, não é por isso que este setor não demande muita atenção também!

Afinal, o contator contratado para realizar esta tarefa dependerá das informações que você fornecer.

Acompanhar o trabalho do contator, solicitar relatórios completos e realizar análises em cima dos dados que ele enviar farão a diferença para o sucesso do seu negócio.

Gestão de Marketing

Antes de falarmos sobre essa atividade, primeiro temos que entender o que é Marketing.

Marketing são estratégias para otimizar a oferta de mercadorias ou serviços para satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores. Estas ações podem incluir pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda, entre outros.

Com os avanços do Marketing Digital é possível realizar a divulgação do seu produto ou serviço de forma mais eficaz e barata.

Seja nas mídias tradicionais, como revistas, jornais e televisão, ou nas redes sociais, é essencial apresentar a sua marca, mostrar os seus produtos ou serviços e engajar clientes.

Gestão de riscos

A Gestão de Riscos pode ser definida como a ação de estudar situações e adotar medidas para prevenir e eliminar situações de perigo a sua empresa.

É claro que para cada nicho de atuação existem riscos específicos, que podem ser internos ou externos, e que vão demandar estratégias diferentes para serem evitados.

A melhor forma de proteger a sua empresa desses perigos é exercer um bom gerenciamento e analisar todos os pontos que podem interferir no seu negócio.

Gestão de negócios na prática

Agora que já temos uma base teórica forte, podemos finalmente começar a praticar uma boa gestão empresarial! Veja a seguir por onde começar:

  • Conheça bem a sua empresa e nicho de atuação

Você não precisa ser um especialista em todas os setores do seu negócio, porém você precisa sim saber como cada setor está trabalhando, seus resultados e dificuldades. 

Conheça os processos e faça acompanhamentos semanais ou mensais com os líderes de cada departamento.

Além disso, é preciso também ter um amplo e extenso conhecimento no seu mercado de atuação. Somente assim você terá capacidade para desenvolver sua empresa, saber aproveitar as oportunidades e evitar os riscos.

Outro ponto importante é entender as dores dos seus consumidores. Identificando suas dificuldades você poderá oferecer produtos ou serviços com mais propriedade e gerando um valor agregado ainda maior.

  • Tenha um planejamento financeiro

O primeiro passo é organizar a vida financeira da sua empresa e, através dessa definição, será possível traçar metas e objetivos.

Ter um controle de gastos efetivo te permitirá tomar decisões melhores sobre o crescimento da empresa e possíveis investimentos.

O planejamento financeiro atinge áreas vitais do seu negócio, como o quadro de funcionários e até ampliações na produção ou entrega de serviços. 

Por isso, nesse plano, você deve colocar informações como contas a pagar e receber, folhas de pagamento, custos de campanhas, gastos internos do dia a dia da empresa, estimativas de vendas e investimentos que precisam ser feitos.

  • Desenvolva rotinas administrativas

Um empresário ou gestor recebe milhares de informações por dia e, para te ajudar com a organização de dados e tarefas, é preciso ter uma rotina como sua aliada para você não se perder.

Coisas simples como reservar um período para leitura de relatórios, acompanhamento de resultados e análise de projeções, já será de grande valia para a gestão do seu negócio.

Criar uma rotina semanal ou mensal com os seus colaboradores também pode te ajudar a entender melhor sobre os processos de cada departamento e as dificuldades que eles enfrentam. Agende reuniões com eles e defina as informações que deseja receber para ter o melhor aproveitamento desse tempo.

Aqui vale reservar um tempo também para a elaboração de documentos e até mesmo a interação com fornecedores de serviços ou materiais. Dessa forma, você terá as informações necessárias para definir ações de melhoria e as ferramentas para atingir as metas da empresa.

  • Tenha a mão ferramentas e metodologias de gestão

Por que dificultar se você pode facilitar? E para te ajudar nas tarefas do dia a dia existem diversas metodologias que você pode utilizar!

Fazer determinadas tarefas a próprio punho pode causar atrasos e dificultar o cotidiano dos seus colaboradores. Atualmente, existem inúmeros sistemas financeiros e de RH, por exemplo, para te ajudar com o caixa da empresa e folhas de pagamento.

Outras ferramentas serão suas grandes aliadas na formação da empresa, mas é importante revê-las com o passar do tempo e acompanhar o desenvolvimento da sua empresa. 

Realinhar objetivos e metas, baseados nos dados da sua empresa ou com mudanças do mundo, pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio!

Algumas dessas ferramentas são:

  1. Análise SWAT ou FOFA: ferramenta de gestão utilizada para gerar um diagnóstico detalhado da sua empresa;
  2. 5W2H: ajuda na organização de projetos de forma clara e objetiva;
  3. Business Model Canvas: usado para a elaboração de novas empresas, mas é uma ótima forma de testar e aprimorar modelos de negócios;
  4. Six Sigma (DMAIC e DMADV): sistemas para análise de desempenho da empresa, a primeira com foco na melhoria de processos e a segunda utilizada para novos projetos;
  5. Ciclo PDCA: metodologia para realização de mudanças periódicas e de forma organizada;
  6. Matriz BCG: ferramenta para tomada de decisões a partir da avaliação do portfólio de produtos ou serviços da empresa;
  7. Matriz GUT: te auxilia a estabelecer prioridades nas tarefas do negócio;
  8. Modelo OBZ (Orçamento de Base Zero): metodologia de planejamento financeiro para atingir metas com gastos mínimos;
  9. People Analytics: ferramenta de coleta e análise de dados dos colaboradores usada para acompanhar desempenho e resultados;
  10. PMBOK: definida como uma sequência de práticas para garantir um planejamento eficaz e a execução dos processos;
  11. GPD (Gestão por Diretrizes): conceito para estipular metas estratégicas e otimizar a gestão;
  12. Metodologia ágil: utilizada para acompanhar o desenvolvimento de projetos, garantindo que as tarefas sejam realizadas com o máximo de aproveitamento de tempo;
  13. BSC (Balanced Scorecard): ferramenta para integração dos principais indicadores de desempenho da empresa. 

Como a Profitto pode te ajudar?

Quer ter uma estratégia de sucesso para a sua empresa? A Profitto te ajuda!

Oferecemos suporte em todos os níveis de gestão para você focar em fechar os melhores negócios. Venha conversar com a gente agora mesmo, clique aqui!

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